A nadadora brasileira Poliana Okimoto acabou abandonando a prova dos 10 km da maratona aquática dos Jogos Olímpicos de Londres, na manhã desta quinta-feira. A atleta brasileira teve uma hipotermia por conta da baixa temperatura da água, foi retirada da água e colocada em um barco de apoio. Logo depois, a brasileira foi enrolada em cobertores para minimizar a baixa temperatura.
Em uma maca, Okimoto foi retirada do barco e colocada em uma cadeira de rodas. Já em terra firme, a brasileira recebeu cuidados médicos no centro especializado da prova. "Ela ficou tonta, em estado de pré-desmaio. Por isso eles a amarraram na maca para não ter risco dela cair e se machucar. Foi um quadro de hipotermia", afirmou Igor Souza, chefe de delegação da maratona aquática. Poliana iniciou a prova em um ritmo forte, chegando a ficar em quinto lugar nos primeiros quilômetros. A brasileira já havia completado quatro das seis voltas e estava em 20º na classificação quando foi resgatada pela equipe de apoio. Souza disse ainda que esse tipo de problema é comum em provas de maratona aquática, principalmente quando a temperatura da água é muito baixa quando comparada à temperatura externa. "A Poliana já nadou em temperaturas mais frias, mas ela passou muito mal, sentiu muito frio, talvez por conta da diferença entre a temperatura da água e o sol forte. A pressão dela caiu, mas ela foi socorrida pelo médico da organização e pelo médico do COB, mas agora está bem", completou Igor. O chefe da delegação afirmou ainda que Okimoto está muito triste, já que a brasileira tinha esperanças de um pódio na Olimpíada de Londres. "Ela está está bastante chateada, mas passa bem. Está repondo oxigênio".
Poliana foi campeã da Copa do Mundo de maratona aquática em Londres. em 2009. Além disso, ela conquistou a prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007 e Guadalajara 2011. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, a brasileira ficou na sétima colocação.
Fonte: Site Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário