Rádio Esportes em Ação

Redes Sociais

terça-feira, 24 de julho de 2012

A História do Tênis nas Olimpíadas

Em 1896, o amadorismo era a marca do esporte. E isso dava espaço para acontecimentos inusitados. O irlandês John Boland passava férias na capital grega quando um dos organizadores, que era seu amigo, convidou o turista para participar do tênis.

Mais do que participar, o 'garimpeiro' Boland arrematou as duas medalhas de ouro, em simples e duplas.

Outro fato inusitado ocorreu na 1ª Olimpíada de Londres, em 1908, e em Estocolmo, no ano de 1912. Havia categorias diferentes. Uma competição ocorreu em ginásio e outra ao ar livre. Essa separação foi posta de lado em 1920, na Antuérpia. Vale lembrar que não houve Olimpíada em 1916, por causa da I Guerra Mundial.

Na Antuérpia, aliás, um grande nome do tênis saiu com medalha de ouro. A francesa Suzanne Lenglen, que dá nome à segunda quadra mais importante de Roland Garros, conquistou o ouro em simples e nas duplas mistas. Em 1924, o tênis marcou sua despedida, já que a modalidade ficou excluída oficialmente até 1988.

Em 1968 e 1984, o tênis fez parte como esporte de demonstração. Em outras palavras, as medalhas conquistadas não contavam para o quadro geral. Somente em 1988, em Seul, a competição voltou a ter valor.

Em Seul, os primeiros campeões da 'nova era' foram Miloslav Mecir, da Tchecoslováquia, e Steffi Graf, da Alemanha Ocidental. Graf, aliás, conseguiu uma façanha até hoje inédita no tênis. Ela fez o Golden Slam, que é conquistar os quatro Grand Slams e o ouro olímpico no mesmo ano. Ainda em Seul, o Brasil teve sua primeira participação, com Luiz Mattar, Ricardo Acioly e Gisele Miró, mas nenhum deles conseguiu passar da 2ª rodada.

Em Barcelona, no ano de 1992, os medalhistas de ouro em simples foram o suíço Marc Rosset e a americana Jennifer Capriati. O Brasil conseguiu sua primeira participação um pouco mais destacada. Jaime Oncins foi às quartas de final, mas não resistiu a Andrei Cherkasov, que representou o CEI (Comunidade dos Estados Independentes). Esta delegação substituiu a então recém-esfacelada União Soviética.

Em 1996, os medalhistas de ouro de simples foram Andre Agassi e Lindsay Davenport, que competiram em casa, em Atlanta. Nesta edição o Brasil teve sua melhor participação. Fernando Meligeni superou quatro adversários e caiu na semi, diante do espanhol Sergi Bruguera. Na disputa pelo bronze, levou a virada de Leander Paes, da Índia.

Em Sydney, os medalhistas de ouro foram o russo Yevgeny Kafelnikov e a americana Venus Williams. Esta Olimpíada marca a estréia de Gustavo Kuerten, que perdeu para o eventual campeão nas quartas de final. Na ocasião, Guga chegou a ter um sério atrito com o COB, por problemas com a marca do patrocinador no uniforme, e quase ficou fora. O problema foi contornado, mas o catarinense voltou de mãos abanando.

Em 2004, o tênis escreveu um dos capítulos mais emocionantes da história olímpica. A dupla formada pelos chilenos Nicolas Massu e Fernando Gonzalez conquistou o primeiro ouro da história do país. Para completar a festa, Massu ainda ficou com o brilho dourado em simples, ao derrotar o americano Mardy Fish. Gonzalez também não fez por menos e ficou com o bronze.

No feminino, o título foi de Justine Henin. Guga fez sua segunda participação e caiu na estréia, Saretta e André Sá, que desbancou a parceria formada pelos espanhóis Carlos Moya e Rafael Nadal, um então promissor tenista.

Em Pequim, Rafael Nadal ficou com a medalha de ouro, título que levou o espanhol pela primeira vez na carreira a ocupar o posto de número 1 do mundo, desbancando Roger Federer. Na final, ele derrotou o chileno Fernando Gonzalez. Na disputa do bronze, Novak Djokovic derrotou James Blake e levou sua medalha.

Roger Federer não saiu de mãos abanando de Pequim. Embora tenha perdido para Blake nas quartas em simples, o suíço levou o ouro em duplas ao lado de Stanislas Wawrinka. Na final, a parceria derrotou os suecos Simon Aspelin e Thomas Johansson.

Na chave de simples feminina, a Rússia levou as três medalhas: Elena Dementieva ficou com o ouro, Dinara Safina com a prata e Vera Zvonareva com o bronze. Nas duplas, as Irmãs Williams ficaram com o ouro, as espanholas Anabel Medina Garrigues e Virginia Ruano Pascual com a prata e as chinesas Jie Zheng e Zi Yan com o bronze.



Fonte: Tennis News

Nenhum comentário:

Postar um comentário