Rádio Esportes em Ação

Redes Sociais

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Em madrugada de protestos, radicais defendem 'GP de sangue' no Bahrein



Um dia antes dos treinos livres para GP do Bahrein de Fórmula 1, a ilha do Oriente Médio teve uma madrugada conturbada. Vários confrontos entre policiais e manifestantes aconteceram nesta quinta-feira nas áreas xiitas do Bahrein, perto da capital, Manama.
Os incidentes, em alguns casos violentos, aconteceram após uma convocação nas redes sociais de um movimento de oposição ao governo do Rei Hamad ben Isa al-Khalifa para celebrar "Três Dias de Revolta", paralelamente aos três dias do GP. Alguns manifestantes radicais defenderam uma mobilização para um "Grande Prêmio de sangue".
De acordo com testemunhas, centenas de manifestantes se reuniram na entrada das localidades xiitas ao redor de Manama e gritaram frases contra o regime e contra o Rei Hamad .
As forças de segurança utilizaram gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes, que responderam com coquetéis molotov.
Um funcionário da Force India deixou o Bahrein após membros da equipe se envolverem em um incidente no caminho do circuito de Sakhir para o hotel na noite desta quarta. Um carro com quatro mecânicos da escuderia indiana foi forçado a parar em razão de protestos entre manifestantes e polícia, em uma estrada a caminho da capital Manama. Um coquetele molotov explodiu próximo ao carro. Ninguém ficou ferido.
De maioria xiita, o Bahrein é governado pelo Rei Hamad, pertencente à dinastia sunita. Os manifestantes pleiteiam reformas democráticas, a queda do governo e condenam a disputa do GP de F-1 enquanto os conflitos não cessarem. A repressão contra os protestos é violenta, com denúncias de mortes e de violação de direitos humanos. Dizeres como "Parem de correr sobre nosso sangue" em pinturas nos muros e mensagens na internet, representam a insatisfação dos manifestantes com a realização da prova.
Apesar do cenário não conspirar à favor, os pilotos entram na pista a partir da sexta-feira, 4h. O treino classificatório está marcado para as 8h de sábado, e a corrida, para 9h de domingo.

Fonte: Globo Esportes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário