Trinta e um anos, 2,29m de altura, muitos quilos sobrando pelo corpo, e um tornozelo que parece feito de porcelana chinesa. Yao Ming estava no ginásio, mas de camisa social, cumprindo suas funções de jogador aposentado e comentarista na tribuna de imprensa. A poucos metros dali, na quadra da Arena de basquete, a China sentia falta dele. E o Brasil aproveitava para passear. Após a derrota cruel para a Rússia, com cesta espírita nos segundos finais, a seleção de Rubén Magnano pegou um adversário que não assusta ninguém e teve seu primeiro jogo realmente tranquilo nas Olimpíadas de Londres. Venceu por 98 a 59 e turbinou o encontro com a Espanha, na segunda-feira, que deve decidir a vice-liderança do grupo B. E Yao que se vire para explicar a derrota humilhante em bom mandarim.
Classificada para as quartas de final, a equipe verde-amarela fecha a fase contra os espanhóis na segunda, às 16h (de Brasília). Com a invicta Rússia garantida em primeiro, o duelo vale o segundo lugar da chave, que pode render um cruzamento com a Argentina nas quartas e, caso passe, um confronto com os Estados Unidos nas semifinais. Quem ficar em terceiro pode pegar França e, se passar, Rússia.
- Deu para soltar mais alguns jogadores, inclusive eu, e usar outros que não vinham jogando tanto. Já, já, a gente vai precisar muito deles. Estamos crescendo. A estreia foi bem tensa, no segundo jogo já melhoramos um pouco, e contra a Rússia nem se fala. Hoje começamos muito fortes, e isso facilitou - afirmou o ala Marquinhos, cestinha brasileiro com 14 pontos.
Leandrinho e Giovannoni colaboraram com 13 cada, Tiago Splitter fez 12, e Marcelinho Machado ajudou com dez. Anderson Varejão fez nove pontos e liderou os rebotes com 13. O cestinha chinês foi Fangyu Zhu, com 13 pontos. O astro Yi Jianlian teve atuação discreta, com cinco pontos e seis rebotes.
Yao Ming não estava em quadra, mas Bob Donewald Jr estava à beira dela. O técnico da seleção da China é o polêmico americano que já passou pelo time do Guarujá, em São Paulo, e foi um dos pivôs de uma pancadaria num amistoso em 2010. Na ocasião, o Brasil era representado pelo time de Joinville, e o jogo contra a seleção de Donewald acabou em briga generalizada, à beira de um incidente diplomático.
Fonte: Globo Esporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário