Rádio Esportes em Ação

Redes Sociais

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Na busca de "Olimpíada limpa", Londres sofre com sujeira nas ruas

Falta de lixeiras e mau hábito sujam as ruas de Londres.
Um dos principais projetos montados por Londres para os Jogos Olímpicos de 2012 é evitar o desperdício do lixo, principalmente nas regiões das arenas e sedes dos eventos. Intitulado "Zero desperdício", o projeto visa garantir que 90% dos materiais jogados foras nestes locais sejam reaproveitados de alguma forma.
Porém, ao olhar a cidade de Londres, o que se vê é que os organizadores deste projeto terão trabalho. Principalmente no período noturno é possível encontrar muito lixo nas ruas, com bitucas de cigarro e muitas garrafas de bebida espalhadas pelo chão. Papeis de comida e guardanapo são os principais objetos encontrados largados durante o dia.
Um motivo que seria o causador disso é o pouco número de lixeiras espalhadas pela cidade. Apenas na região tida como a mais turística, próximo ao Big Ben, London Eye, Palácio de Buckingham, Trafalgar Square, entre outros pontos famosos, você encontra facilmente uma lata de lixo para jogar os objetos fora.
Nos locais mais residenciais, as lixeiras ficam muito distantes ou praticamente inexistem. O mesmo acontece nas estações de trens e metrôs. "A cidade já foi mais limpa e antes tinham muito mais lixeiras", afirmou um morador londrino. Outro habitante deu a razão principal das lixeiras terem sumido da cidade. "Depois dos ataques terroristas do IRA (Exército Republicano Irlandês, grupo paramilitar católico), muitas lixeiras foram retiradas da cidade com medo de novos atentados."
De fato, a cidade já passou por dois atentados de bomba em latas de lixo em 1993, sem autoria identificada. Em janeiro daquele ano, um explosivo deixou quatro feridos em uma lixeira próxima a uma unidade da Harrods. No fim de fevereiro do mesmo ano, uma bomba explodiu em uma lata de lixo no McDonald's do bairro de Camden Town, machucando algumas pessoas.
Para tentar mudar um pouco a mentalidade dos seus moradores e dos vários turistas que visitam a capital inglesa todos os anos, a prefeitura londrina resolveu gastar dinheiro e promete instalar 100 "lixeiras inteligentes" até o fim deste ano.
O objeto, que custa 29.900 libras por unidade (cerca de R$ 94 mil), agradece as pessoas quando estas jogam lixo, passa canais de notícias em suas laterais e ainda pode cantar de ópera a músicas modernas. O mais importante do novo objeto é o fato de ele reconhecer quando materiais explosivos são jogados no local e avisar as autoridades. O objeto ainda está sob experimentação para testar se é mesmo eficiente.


Fonte: Samuel Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário