Time feminino do XV fez o último treinamento antes da estreia nesta sexta-feira
O reformulado time feminino de futebol do XV de Piracicaba estreia às 10h deste domingo no Campeonato Paulista, contra a Ponte Preta, no estádio Barão de Serra Negra. A equipe tem um ambicioso projeto – prevê chegar até a Libertadores da América – mas sofreu duros golpes antes mesmo do início do torneio. Uma organização não-governamental (ONG) que seria responsável pelo pagamento das atletas deixou o time e o salários chegaram a atrasar. Oito atletas deixaram a equipe. A baixa mais sentida foi a da lateral-esquerda Danielle, ex-Santos e que serve a seleção brasileira.
A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) assumiu o clube e acertou o pagamento das atletas. São 21 jogadoras no elenco. Os principais nomes são as colombianas Andrea Peralta e Yoreli Rincón, apelidada de ‘Marta colombiana’. As jogadoras, contudo, ainda não estão aptas a estrear, já que dependem de um visto de trabalho. Yoreli, de 18 anos, foi destaque no Mundial Sub-20, em 2010, e no ano passado também esteve na Copa do Mundo.
As ‘quinzetes’ são comandadas por Marcelo Frigério, que dirigiu a seleção de Guiné Equatorial no Mundial da Alemanha. O objetivo do XV no estadual é ficar nas três primeiras colocações, para se garantir na Copa do Brasil. Campeão e vice do torneio nacional disputarão a Libertadores.
O Paulistão feminino terá participação de 18 clubes, divididos em três grupos. Com seis equipes em cada chave, a primeira fase do torneio terá turno e returno. Após dez rodadas, avançam os dois melhores colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados. Quartas, semifinais e a final serão disputadas em duas partidas. A partida decisiva do Paulistão está marcada para o dia 23 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário