O meio campista marfinense Yaya Touré e o atacante italiano Mario Balotelli foram as principais vítimas dos insultos dos portugueses durante a vitória do City por 2 a 1. O Porto pode ser duramente suspenso pela entidade que comanda o futebol do Velho Continente.
Com comportamento imprevisível, Balotelli se controlou e não reagiu às ofensas, para alívio dos companheiros e do técnico Roberto Mancini. “Não ouvi os insultos porque estava muito concentrado na partida. Mas Mario é uma pessoa tranquila, de caráter forte e se manteve calmo.”
Yaya Touré manifestou sua irritação e fez críticas a Portugal. “Mario foi bem em se controlar diante disso. Provavelmente no exterior não estejam acostumados a ver um jogador negro. É por isso que todos amamos o Campeonato Inglês: conosco coisas como essa não acontecem jamais, porque os torcedores vêm ao campo para se divertirem.”
Balotelli disputa bola com o uruguaio Alvaro Pereira
Os casos de racismo por parte de torcedores europeus se repetem com frequência e um dos jogadores que mais enfrenta o problema é o atacante camaronês Samuel Eto'o. O ex-jogador do Barcelona e hoje atleta do Anzhi, da Rússia, já ameaçou abandonar uma partida na época de Campeonato Espanhol por sentir-se ofendido. Mais recentemente, na Rússia, Roberto Carlos, também do Anzhi, recebeu uma banana de um torcedor.
Apesar dos elogios de Touré ao Campeonato Inglês, o futebol da Terra da Rainha também virou notícia por problemas raciais nos últimos meses. O caso mais conhecido foi o do atacante uruguaio do Liverpool Luis Suárez, suspenso por oito partidas por ter ofendido o lateral esquerdo francês Patrice Evra, do Manchester United.
Fonte: Espn



Nenhum comentário:
Postar um comentário