Além do forte treino físico, técnico e tático, os atletas que visam o alto rendimento precisam de suplementos que irão auxiliar os trabalhos diários, aumentando a potência, velocidade e evitando possíveis lesões.
O clube piracicabano realiza, desde a série A3, desses recursos que mostraram uma clara evolução do grupo nos últimos anos. “Todas as grandes equipes utilizam os suplementos para melhorar o rendimento e implantamos no clube desde 2008. O resultado foi visível”, afirma o fisiologista, Sérgio Camarda.
São três grandes categorias implantadas de acordo com o momento de preparação. A primeira etapa de 2013 começou em Piracicaba, no ano passado, com a ingestão de carboidratos e aminoácidos que servem para regeneração muscular após os treinos.
A segunda teve início na pré-temporada. Camarda explica que com a exigência da alta performance nos treinamentos, além dos regenerativos, os profissionais iniciam com suplementos que ajudam a melhorar o desempenho. “Aqui em Minas começamos a trabalhar com produtos que aumentam a massa muscular e fornecem mais combustível aos trabalhos diários de alta intensidade e de curta duração”, explica o fisiologista.
A terceira etapa será quando iniciar o campeonato. Serão estimulantes e carboidratos de rápida absorção, tudo para melhorar o desempenho na hora do jogo. Atualmente, são 10 diferentes tipos de suplementos nutricionais utilizados pelo XV. “A cada ano estamos melhorando. Na série A3 tínhamos acesso a poucos produtos, já na A2 tínhamos todos e agora na elite, desde o ano passado, utilizamos os melhores do mercado. Estamos no nível dos grandes clubes brasileiros”, finaliza o fisiologista.
Fonte: Assessoria do XV de Piracicaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário