Aos 92 anos de idade, Antonio dos Santos Cardeal, recebeu a assessoria de imprensa do XV de Piracicaba em sua residência. Inteligente, lúcido e muito educado, o ex-ponta direita do XV bicampeão da Lei do Acesso em 1947 e 1948 com a camisa zebrada falou sobre sua vida e o amor que tem pelo time piracicabano.
Quando criança, Cardeal se lembra que para assistir ao jogo do XV tinha que ser gandula. “No antigo campo do XV, a bola ia com frequência para fora do estádio, então nós corríamos atrás para pegar, pois no jogo só tinha duas bolas e não podia perder”, recorda.
Apaixonado por futebol entrou para o XV, em 1938, na equipe infantil, passou para o juvenil e depois começou a atuar no 2º quadro, alternando seu trabalho na fábrica de tecidos e no funcionalismo público.
A saída do XV aconteceu por causa do amor por uma mulher, que tempos depois se tornaria sua esposa. “Conheci a Mercedes em frente a casa dela, um cheiro de pão maravilhoso e começamos a conversar. Ela frequentava o Clube Atlético Piracicabano e então resolvi jogar no time de lá e conquistá-la”.
Após garantir o namoro com Mercedes, Cardeal brilhou com a camisa do Sucrerie e do Sorocabana, até retornar ao time do XV. Os anos de 1947 e 1948 foram especiais e inesquecíveis para Cardeal. “Até hoje quando fecho os olhos e recordo do nosso esquadrão. Era um time habilidoso e de atletas de caráter”, diz.
O sucesso dentro de campo fez Cardeal receber algumas propostas para jogar na capital e em outras equipes do interior. “O técnico argentino Gregório Soarez gostava muito de mim e sempre me chamava, mas nunca fui, pois não queria sair da cidade. Tive propostas do Guarani e do São Paulo Railway (hoje Nacional) entre outros”, afirma.
Um dos momentos marcantes de sua carreira foi o gol feito contra o Guarani. Um chute rasteiro no canto do goleiro abriu o placar do jogo, o Guarani empatou, mas o resultado ajudou o time a conquistar a cobiçada vaga para a elite do futebol paulista.
Seu ídolo no XV é o ponta esquerda Antonio Leme. Cardeal se recorda do atleta rápido, forte e muito engraçado. “Era uma grande pessoa e todos o respeitavam. Gostava muito também do atacante Tito Ducatti, era um goleador”.
Nesses 99 anos do XV de Piracicaba, uma homenagem ao ex-atleta e apaixonado pelo alvinegro Antonio dos Santos Cardeal. “Desejo ao XV muito sucesso em 2013. Estarei acompanhando cada lance dos jogos. Parabéns pelos 99 anos e fico muito orgulhoso de fazer parte desta história”, finaliza Cardeal.
Fonte: xvpiracicaba.com.br



Nenhum comentário:
Postar um comentário