Comandante do time que encantou o mundo do futebol nos últimos anos, o técnico Pep Guardiola vai deixar o Barcelona ao término desta temporada e será substituído pelo seu auxiliar, Tito Vilanova. O anúncio de sua saída da equipe blaugrana foi feito nesta sexta-feira, na mesma semana em que o Barça foi eliminado pelo Chelsea nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa.
“Quatro anos no Barcelona é uma eternidade, um desgaste muito grande. No final de dezembro eu comuniquei à diretoria que o final de meu ciclo estava chegando, mas não pude dizer isso aos jogadores. Havia decidido minha saída há algum tempo”, revelou Guardiola, visivelmente emocionado.A saída do treinador já era adiantada pela imprensa espanhola, mas o rápido anúncio de seu substituto foi surpreendente. Entre os candidatos para a vaga aberta, o mais citado era Marcelo Bielsa, que está no Athletic Bilbao e é considerado por Guardiola o melhor técnico do mundo. No entanto, o time espanhol optou por manter a mesma filosofia de trabalho do antecessor e preferiu promover Vilanova.
“Guardiola representou os valores do Barcelona, com disciplina e o trabalho forte. Continuaremos sua ideia e buscamos um técnico com seu perfil. Sempre dissemos que quando queremos um jogador vamos buscar dentro do próprio clube, casos de Pedro, Cuenca e Tello. Com relação ao técnico não foi diferente”, disse o diretor técnico e ex-goleiro do clube, Andoni Zubizarreta.
Entre as principais conquistas de Guardiola estão duas Ligas dos Campeões da Europa (2008/09 e 2010/11), três Campeonatos Espanhóis (2008/09, 2009/10 e 2010/11) e dois Mundiais de Clubes (2009 e 2011). Além disso, o time obteve uma Copa do Rei (2008/09), três Supercopas da Espanha (2009, 2010 e 2011) e duas Supercopas da Europa (2009 e 2011).
Fonte: Gazeta Esportiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário