A decisão da Associação do Futebol Argentino (AFA) de nomear o Torneio Clausura de Crucero General Belgrano, em homenagem aos mortos no naufrágio do navio do mesmo nome durante a Guerra das Malvinas, além de polêmica, pode levar até à sua expulsão dos quadros da Fifa.Em contato com a organização comandada por Joseph Blatter que confirmou ter entrado em contato com AFA. De acordo com a assessoria de imprensa da Fifa, essa denominação estaria violando o Artigo 3 de seu estatuto, que fala sobre discriminação.
Na sexta-feira passada, quando houve o contato entre as federações, a Fifa requisitou à AFA mais informações sobre a decisão de nomear o Clausura com uma lembrança de uma guerra. Além disso, a organização mundial também lembrou aos argentinos que a homenagem aos heróis de guerra é proibida e acarreta punições, que podem variar de multa até eliminação da seleção local de competições organizadas pela Fifa.
Artigo da discórdia
A Fifa deixou claro que a ação da AFA infringe o Artigo 3 do Estatuto que rege a federação. De acordo com o documento, é proibido qualquer tipo de discriminação por conta de origem étnica, sexo, língua, religião ou política e pode acabar em suspensão ou expulsão.
Segundo a Fifa, a ação da AFA seria discriminatória do ponto de vista político. Caso os argentinos ignorem os pedidos de explicação da organização, eles podem ser sancionados com multas e, em sequência, com suspensões.
http://www.lancenet.com.br/futebol-internacional/Federacao-Argentina-corre-expulsa-Fifa_0_645535578.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário