Rádio Esportes em Ação

Redes Sociais

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SEMINÁRIO ALVINEGRO

Pianelli e Pizelli receberam a camisa do centenário

O último dia do Seminário “100 Anos do XV: Personagens da História”, contou com grandes histórias sobre as décadas de 80 e 90. Nas mesas temáticas estiveram presentes ex-atletas que se emocionaram ao relembrar os fatos do passado. “Todos que organizaram o evento estão de parabéns. É muito bom rever os amigos e contar nossas histórias” disse o ex-goleiro Pizelli.

Mesa 04:
Mediado pelo radialista Gerson Mendes da Rádio Difusora, a mesa contou a história da década de 80, mais especificamente do título paulista da série A2, em 1983. Na mesa o Pianelli e Pizelli.

Ao longo de 1983 o clube disputou 59 partidas, tendo conseguido 37 vitórias, 14 empates e apenas 8 derrotas. O time marcou 99 gols contra apenas 46 sofridos. Os principais goleadores foram Pianelli, com 20 gols, Lima, com 14 e Brandão, com 12. A maior goleada, de 5 x 0, foi aplicada sobre o Rio Claro, em Rio Claro, no dia 06 de abril.

A equipe base era formada por Pizelli; Carlúccio, Ailton Luiz, Dário e Otávio; Vadinho, Lima e Pianelli; Tim, Brandão e Gilberto, sob o comando do técnico Galdino Machado.

O ano também registra a morte do então presidente do Clube, Romeu Ítalo Rípoli, no dia 28 de outubro, quando faltavam apenas duas partidas para que o XV conquistasse o título do Grupo Branco. Em homenagem ao presidente do Nhô Quim, a Federação Paulista de Futebol deu o nome de Romeu Ítalo Rípoli ao troféu do campeão do acesso naquele ano.

Quem é quem:

Marcos Antonio Pizelli. Foi goleiro do XV de Piracicaba por nove anos, do período de 1975 a 1984. Nascido em 5 de setembro de 1957, foi emprestado para o Francana em 1982, e atuou também para o Guarani de Campinas, Juventus da Capital, Santos F. C., Umuarana no Paraná, Nova Andradina no Mato Grosso do Sul, Taubaté, C. A. Lemense e C.A. União Iracemapolense.

José Eduardo Pianelli. Nasceu em 2 de maio de 1965. Começou no XV de Piracicaba na categoria base em 1981, e em 1983 passou para o time profissional como meio campo. Apesar de ter passado apenas um ano no XV, realizou 17 gols e foi campeão Paulista da A2. Jogou também no São Paulo F.C., onde conquistou o Paulistão de 1985 e o Campeonato Brasileiro de 1986; América de Rio Preto, Ponte Preta, Juventus da Capital, Rio Branco de Americana, Comercial de Ribeirão Preto, Matshita – no Japão – e Pelotas, no Rio Grande do Sul.
Mesa 05

A última mesa do seminário foi mediada pelo radialista Mário Luiz da Rádio Educadora e teve as participações dos ex-jogadores Carlão, Cleber Gaúcho e Biluca. Todos estiveram presentes no título brasileiro da série C de 1995.
O ano de 1995 foi marcado por uma das principais conquistas do XV de Piracicaba, a de Campeão Brasileiro da Série C, o que credenciou a equipe ao acesso para a série B do Brasileirão no ano seguinte. Antes da grande conquista, o clube sofreu com o rebaixamento para a série A2 do Paulistão, o que deu início a um longo período distante da divisão principal do Paulistão, inclusive com períodos de passagens pela A3. O novo acesso à divisão de elite só foi conseguido 16 anos depois, quando em 2011 a equipe se sagrou campeã da A2.

Ao longo do ano o clube disputou 46 partidas oficiais, 30 pelo paulistão e 16 pelo brasileiro. Na campanha do rebaixamento no paulista foram 8 vitórias, 10 empates e 12 derrotas, enquanto a campanha do título do brasileiro totalizou 9 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.

Entre os jogadores que mais atuaram pelo XV no Paulista, sob o comando de Rubens Minelli, destacam-se: O goleiro Ancelmo, Biluca, Zinho, Júlio Cesar, Celinho, Doriva e Cláudio Moura.

No elenco que disputou o Brasileiro, sob o comando do técnico Vadão, os jogadores que mais atuaram foram: O goleiro Mica, Ferreira, Almir, Biluca, Cleber Gaúcho, Carlão, Serginho Brasília e Luis Fernando.

Quem é quem:

Reginaldo Amstalden, o Biluca. Nasceu em Piracicaba no dia 08 de abril de 1968 e começou a jogar no XV em 1989, onde ficou até 1991. Biluca retornou ao XV de Novembro em 1993. Foi zagueiro pelo XV de Piracicaba, e vice-artilheiro do Campeonato Paulista de 1995, quando realizou sete gols. Sua carreira como jogador começou no Treze (PB), jogou também Atlético Paranaense, Cerezo Osaka (do Japão), Ceará, Paulista, Náutico, Portuguesa Santista, São José e Clube de Regatas do Brasil (CRB) de Maceió, onde encerrou a sua carreira em 2001.

Cléber Nelson de Andrade Raphaelli. Cleber Gaúcho Começou a carreira em 1993 no Brasil de Pelotas e, em 1995, jogava no XV de Piracicaba onde permaneceu até 1997 quando foi jogar no Matonense. Ele nasceu em Camaquã (RS), no dia 3 de maio de 1974; passou por Paulista de Jundiaí (SP), Rio Branco de Americana, União Barbarense, Caxias (RS), 15 de Campo Bom (RS), Criciúma (SC), Santo André (SP), Goiás (GO), Rio Claro (SP) e encerrou a carreira no time que o revelou: o Brasil de Pelotas em 2008. Entre os principais títulos estão: Campeonato Brasileiro da Série C em 1995, com o XV de Piracicaba; o Campeonato Brasileiro da Série B em 2002; Campeonato Catarinense em 2005; e Campeonato Goiano em 2006.

José Carlos da Silva Querino, mais conhecido como Carlão. Jogou no XV de Piracicaba como volante e lateral direito. Encerrou sua carreira no no XV de Novembro, onde teve sua última passagem entre 2010 e 2012. Ele nasceu em 09 de agosto de 1974, em Lupionópolis (PR). Como jogador atuou ainda no Botafogo (SP), América (MG), Londrina (PR), Flamengo (SP).


Fonte: Assessoria do XV de Piracicaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário