Rádio Esportes em Ação

Redes Sociais

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Em Valência, trupe tenta quebrar sequência de vencedores inéditos

Oitavo vencedor diferente ou primeiro piloto a faturar duas provas no ano? A imprevisível temporada 2012 da Fórmula 1 ganhará mais um capítulo, neste fim de semana, no GP da Europa. De um lado, uma trupe - composta por Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Mark Webber, Nico Rosberg, Jenson Button e Pastor Maldonado - tenta quebrar a histórica sequência de vencedores diferentes nas sete etapas realizadas até aqui; do outro, candidatos como Romain Grosjean, Kimi Raikkonen e Sergio Pérez, destaques no ano, buscam ampliar o recorde de equilíbrio. Ao lado deles, Michael Schumacher, Felipe Massa e Bruno Senna tentam dar a volta por cima em 2012 e surpreender.O Brasil tem boas recordações de Valência. Massa faturou a primeira das quatro corridas realizadas no local, em 2008, e no ano seguinte Rubens Barrichello saiu vitorioso com a Brawn. O bom retrospecto também é válido para os outros circuitos que sediaram o GP. Rubinho tem outro primeiro lugar, em 2002, quando a prova era disputada em Nurburgring (Alemanha); Ayrton Senna venceu a antológica corrida em Donington Park (Inglaterra) em 1993 e Nelson Piquet levou o GP realizado em Brands Hatch (Inglaterra), em 1983.O alemão Michael Shcumacher é o maior vencedor do GP da Europa: seis vitórias. O heptacampeão foi apontado pelo diretor esportivo da Pirelli, Paul Hembery, como favorito, em razão do bom desempenho demonstrado no treino classificatório no também circuito de rua de Monte Carlo.
header fórmula 1 - especialista (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Em seu blog "Sinal Verde", o comentarista da TV Globo, Reginaldo Leme, acredita ser difícil que um novo e oitavo vencedor seja consagrado nas ruas de Valência.
- Um oitavo vencedor diferente já é mais difícil. No caso de Valência, é território da RBR pelo que se viu nos dois últimos anos (vitórias de Vettel), embora Hamilton acumule três segundos lugares e um quarto nos quatro anos de existência deste GP. E eu conto também com um Alonso muito forte graças à notável evolução que a Ferrari mostrou no Canadá. Valência é também uma pista de rua, mas com trechos semelhantes aos de circuitos permanentes. A corrida ter um oitavo vencedor é uma probabilidade restrita a Schumacher, que correu duas vezes em Valência e jamais marcou um ponto; ao pouco experiente Grosjean, segundo colocado no Canadá; a Raikkonen, ainda em processo de readaptação; e a Massa, desde que o Alonso esteja fora da briga. O mexicano Perez já tem dois pódios este ano, mas o carro da Sauber ainda precisa que a equipe encaixe uma estratégia espetacular para alcançar resultados como este - analisa Reginaldo.
header fórmula 1 - o circuito (Foto: arte esporte)
Localizado próximo ao porto, o circuito de Valência (5,419 km) guarda características bem particulares. Apesar de ser de rua, é uma pista larga, com pontos de ultrapassagens. Além disso, é o traçado com a maior quantidade de curvas da temporada: 25, exigindo muito da tração dos carros. Ao contrário de 2011, quando houve duas zonas de abertura da asa móvel, este ano, a FIA estabeleceu apenas um ponto de acionamento do DRS, localizado na reta oposta, após a curva 12. O ex-piloto Emanuele Pirro é o comissário de prova convidado. O italiano havia atuado na função no GP da Malásia. Um dos grandes responsáveis pela movimentação nas corridas, os pneus escolhidos pela Pirelli para a prova são os macios e os médios, combinação mais utilizada no ano.

A corrida está programada para as 9h (horário de Brasília) deste domingo e contará com 57 voltas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário