Desde 1995, o Panathlon Club São Paulo, entidade particular vinculada ao Panathlon International, com sede na Itália, outorga o Troféu Fair Play, destinado às equipes que disputam o Campeonato Paulista de Futebol. Trata-se de uma parceria com a Federação Paulista dessa modalidade e destina-se a premiar o clube mais disciplinado do “Paulistão”.
A avaliação do vencedor é feita pelo número de cartões que cada time recebe, a cada amarelo, o infrator perde um ponto e, a cada vermelho, três. No regulamento leva-se em consideração somente a fase classificatória, momento em que participam todas as 20 equipes concorrentes.
A apuração final, feita após a última rodada desta primeira etapa, apontou a vitória do XV de de Piracicaba, com 39 pontos perdidos, 3 pontos a frente do Corinthians (vencedor dos dois últimos anos), que aparece em segundo lugar com 42 pontos. Em terceiro vem o Santos, com 47 pontos.O clube com maior número de faltas é o Guaratinguetá, com 83 pontos perdidos.
O prêmio é um troféu e um diploma que, por ser oficial, leva o logotipo e a assinatura do presidente da Federação Paulista de Futebol. Eles serão entregues no dia 10 de maio, às 20 horas, no Clube Esperia, numa cerimônia que terá o comparecimento dos organizadores, dos clubes da 1ª Divisão, autoridades, convidados e membros do Panathlon de São Paulo e de Piracicaba, além da crônica esportiva e, possivelmente, do prefeito piracicabano e do presidente da FPF.
Também o técnico Estevam Soares receberá um diploma, pois a comissão organizadora considera muito importante a contribuição deste profissional numa conquista como esta.
Desde que foi instituído, já receberam o Troféu Fair Play os seguintes clubes:
1995 - São Paulo F.C. e América de Rio Preto
1996 - S.E. Palmeiras
1997 - Santos F.C.
1998 - São Paulo F.C.
1999 - Portuguesa de Desportos
2000 - São Paulo F.C.
2001 - Botafogo F.C.
2002 - C.A. Juventus e E.C. Santo André
2003 - Paulista (Jundiaí)
2004 - S.E. Palmeiras
2005 - Santos F.C.
2006 - Portuguesa de Desportos
2007 - S.E. Palmeiras
2008 - Paulista (Jundiaí)
2009 - E.C. Santo André
2010 - S.C. Corinthians Paulista e A.D. São Caetano
2011 - S.C. Corinthians Paulista
Fonte: Assessoria do XV de Piracicaba



Nenhum comentário:
Postar um comentário