Na tarde desta sexta-feira, 27, o presidente do Conselho Deliberativo do XV de Piracicaba, Jonas Tadeu Parisotto, se reuniu com a imprensa e falou sobre as regras da eleição que irá substituir o atual presidente alvinegro Luis Beltrame.
- Existe a possibilidade de antecipar as eleições. A ideia é fazer isso para o novo presidente assumir com tempo hábil. Isso é possível?
Jonas Parisotto: Pessoalmente, sou contrário a promover qualquer alteração no Estatuto do XV no que se refere à antecipação das eleições que se darão em novembro de 2012 e acredito que todos os conselheiros têm o mesmo pensamento, até porque, hoje, os órgãos diretivos do XV, Assembléia Geral, Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, são órgãos consolidados, atuantes, democráticos, independentes e estáveis e já foi o tempo de se rasgar estatuto para atender a este ou aquele.
Para votar e ser votado, dentre outros requisitos, o associado tem que ter um ano de associação ininterrupta e o fato de se antecipar as eleições antes de novembro poderá lesionar o direito de associados que irão completar um ano de associação até o fim do mês de outubro e aí o que diremos aos associados?
O nosso estatuto diz que posso convocar as eleições no mês de novembro, não diz o dia, desse modo, o Conselho Deliberativo vai designar uma data logo no início do mês de novembro e até o dia 15 o processo eleitoral estará encerrado. Quanto aos pretensos candidatos, eu entendo, que quem quer presidir o nosso XV não irá decidir de última hora tal pretensão, acredito que há vários pretendentes ao cargo de presidente e vice-presidente da diretoria executiva e estas pessoas de uma forma ou de outra estão envolvidas no esporte e muitas vezes até no dia-a-dia do XV, assim descarto qualquer possibilidade de antecipar as eleições.
Tempo hábil todos terão, insisto, aquele que quer presidir qualquer entidade, não se decide de última hora e já tem nomes até para composição de diretoria. Por outro lado, não se pode esquecer que a maioria dos campeonatos, tais como, Copa Paulista, Brasileirão séries A, B, C e D normalmente, se encerram no final do mês de novembro e para estruturar uma equipe competitiva para 2013 só após o término destas competições é que há possibilidade de se contatar jogadores e técnicos e também nada impede de fazer tal contato no transcorrer das competições visando 2013. Desse modo com todo respeito à opinião do atual presidente Beltrame a qual respeito e compreendo, não vejo necessidade de antecipar o pleito.
- Quem pode se candidatar? É possível uma pessoa fora do Conselho concorrer? O Adílson Maluf foi uma exceção?
Jonas Parisotto: Poderão participar da Assembléia, com direito a voto todos os associados maiores de 18 (dezoito) anos que tiverem ao menos um (01) ano completo de permanência ininterrupta no quadro associativo do clube e quites com as obrigações junto à agremiação, com exceção dos associados na categoria dependente e atleta. Quanto aos candidatos aos cargos de membro do Conselho Deliberativo e os nomeados para compor o Conselho Fiscal, deverão preencher os seguintes requisitos: a) ser associado inscrito nas categorias Benemérito, Remido e Contribuinte, com permanência mínima ininterrupta de 01 (um) ano no quadro associativo; b) ser maior de 21 (vinte e um) anos; c) estar quites com os cofres sociais e no gozo de seus direitos estatutários; d) ser elegível ao cargo nos termos da legislação aplicável se houver; e e) ser brasileiro nato ou naturalizado.
Quem não preencher a estes requisitos não poderá se candidatar, lembrando que o presidente e vice-presidente da diretoria executiva são eleitos dentro do quadro de conselheiros efetivos e suplentes. Adilson Maluf assumiu o XV, em 15 de dezembro de 2005, a pedidos de vários segmentos e na vigência do estatuto de 1995 que foi revogado em 24 de novembro de 2007 pelo atual estatuto que não prevê esse tipo de situação.
Naquela época, o XV vivia um momento instável, pois estava em pleno processo de recuperação que se iniciou em julho de 2001 e a vinda de Adilson Maluf tinha o propósito de se consolidar esta recuperação. Passados 7 anos deste fato, o XV vive um momento positivo em sua história, tivemos 2 acessos consecutivos, um título de Campeão da série A2 e a manutenção na Série principal do Campeonato Paulista, mesmo assim, o XV ainda tem dívidas de toda ordem e que precisam ser estancadas e administradas e esse papel também cabe à diretoria executiva que vem empreendendo esforços para tanto.
- Você pensa em concorrer?
Jonas Parisotto: Presido o Conselho Deliberativo desde março de 2006 e, desde então, tenho procurado em minha gestão demonstrar a importância de um Conselho Deliberativo sério, independente, participativo e atuante junto ao clube e tenho tido êxito nessa empreitada, pois conto com a ajuda de um vice-presidente José Antonio do Amaral Caprânico e de um Primeiro Secretário João Luis Almeida que muito contribuem e me ajudam.
Cunhei uma frase que reflete a importância do Conselho Deliberativo para um clube: “Um Conselho Deliberativo independente e atuante é a certeza de um clube forte e pujante”. Algumas pessoas tem me incentivado a concorrer à presidência da diretoria do XV, muito embora seja uma honra, mas por motivos profissionais não tenho condições de concorrer neste pleito.
- Que balanço o senhor faz da temporada administrativa-financeira do XV neste Paulistão? Sobrou dinheiro em caixa? Houve déficit?
Jonas Parisotto: O Conselho Fiscal está fazendo esse levantamento e estou aguardando o parecer que vai nos deixar a par em relação a esse tema.
- Quando, onde e que horas o Conselho se reúne para debater as eleições?
Fonte: Assessoria do XV de Piracicaba



Nenhum comentário:
Postar um comentário