Mantendo o cronograma e também a padronização nas avaliações físicas da equipes do XV de Piracicaba, a categoria sub 20 do Alvinegro realizou no início desta semana os testes cardiopulmonares e de potência que individualizam os treinamentos dos jogadores durante a pré-temporada. As atividades são comandadas pelo fisiologista do clube, Sergio Camarda, e já foram aplicadas no time profissional e também nas equipes infantil e juvenil.
Na segunda-feira os juniores realizaram o teste “YoYo IR2”, em que o atleta realiza uma sequência de corridas de vai-e-vem percorrendo uma distância de 40 metros. “A velocidade do jogador começa em 13km/h e pode chegar até 19km/h se o atleta conseguir avançar até a etapa final. Está avaliação nos permite saber o limite de cada um e, assim, individualizar a carga de treinamentos”, disse Camarda.
Já na terça-feira os jogadores realizaram o Rast Test, que determina a potência anaeróbia de cada atleta. “São seis tiros de 35 metros, em que o jogador tem de usar a velocidade máxima que consegue atingir. Com os resultados em mãos, conseguimos saber se o jogador tem tendências a ser um atleta de explosão ou de resistência”, esclareceu o fisiologista.
Para o técnico da categoria sub 20, Emerson Prudêncio, estas avaliações facilitam seu trabalho. “As informações colhidas são importantes para nosso trabalho. Com eles podemos potencializar os treinamentos de cada jogador e nos preparar melhor para as competições que virão”, comentou o treinador.
Fonte: Assessoria do XV de Piracicaba



Nenhum comentário:
Postar um comentário